Tuesday, May 23, 2006

 

This month already... Or still...

"That's George Washington, the first president, of course. The interesting thing about him is that I read three — three or four books about him last year. Isn't that interesting?" —George W. Bush, while showing German newspaper reporter Kai Diekmann the Oval Office, Washington, D.C., May 5, 2006

Comments:
Um país doente de guerra



Trauma coletivo? Parece que sim. O fato é que pouco mais de 30 anos depois de terem deixado as selvas do Vietnã, americanos veteranos da guerra naquele país estão procurando os hospitais. Diagnóstico: disturbio de estresse pós-traumático.

Motivo: o que eles têm lido nos jornais e as imagens que têm visto na TV, sobre a guerra no deserto do Iraque, tira o seu sono, provoca calafrios, faz com que mergulhem em profunda depressão.

Segundo o Departamento de Veteranos – sim, existe um ministério para cuidar especificamente dessa gente (afinal os EUA sempre estiveram metidos em guerras) – o número de pacientes duplicou desde a invasão do Iraque.

O índice é o mais alto de todos os tempos: nada menos do que pouco mais de 200 mil pessoas já pediram socorro. Seis em cada dez têm tido flashbacks. Cinco de cada dez não conseguem dormir direito, devido a pesadelos. E quatro em cada dez sofrem de depressão desde que começou a guerra no Iraque.

- Para eles o Iraque é o Vietnã sem água. Temos visto pessoas com sintomas que não apresentavam há muito, muito tempo – diz Rick Weidman, diretor-executivo da associaçao Vietnam Veterans of America.

Um levantamento do próprio governo mostrou que de cada dez oito veteranos do Vietnã acham que soldados vão morrer por nada no Iraque.

Entre os americanos sãos está cada dia mais difícil para o Pentágono recrutar soldados. Tão difícil que dias atrás o Exército se viu na contingência de aumentar para 42 anos a idade máxima para o alistamento militar.

Afinal, pelo segundo ano consecutivo, o governo não tem conseguido atingir a meta de novos recrutas, apesar de estar oferecendo US$ 20 mil – em grana viva – para quem se aventurar a isso.

Em janeiro passado o Exército já havia ampliado o teto de 35 para 40 anos. Agora passou a 42. Do jeito que a coisa vai dia desses vai estar recrutando até velhinhos de bengala.
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Free Web Site Counter
Free Counter