Monday, December 18, 2006

 

NÃO VAI TRABALHAR VAGABUNDO

(Por Rogerio Carneiro)

(Aqui falando o editor do blogue, confesso que estou cansado com a trabalheira que esse texto deu)

TRIPALLIUM NO TRABALHO

Atarefado em não fazer nada, quase não tive tempo de escrever estas ociosas linhas e só estou fazendo porque não estou trabalhando, caso contrário não seria possível me ocupar desta atividade lúdica.

Soube da indignação de um cidadão trabalhador, que por aqui passeia quando não está trabalhando, a respeito de matéria publicada neste conceituado devezenquandário. A matéria citada mostrava dados alarmantes sobre os perigos para a saúde de quem exerce tal atividade. É evidente que não falávamos em causa própria, pois aqui ninguém trabalha; nos preocupávamos com aqueles que ainda não se deram conta do risco que correm embreados por seus salários e com a ilusão da possibilidade de altas contas bancárias.

Trabalho não é, e nunca foi, uma coisa boa; a começar pela etimologia da palavra, que tem seu elemento de composição do latim Tripallium, instrumento de tortura sustentado por três estacas, que introduziam no ânus do tripaliare, fonte do português trabalhar, onde o trabalho é regressivo por razões semânticas: o suplício identificado com o trabalho. Que também tem como sinônimos; luta, faina, lida, esforço incomum. Talvez por isso, nenhuma religião promete um paraíso com trabalho; se prometessem, correriam o risco de ter apenas um seguidor; já a idealização do inferno tem a ver com a servidão, escravidão etc. Estamos fora!

Não desmereçam aqueles que vivem ociosamente, foram eles que, estimulados pela preguiça e pelo desejo de menor esforço, deram grande contribuição para a humanidade com inventos como: o elevador, pensado para quem não gostava de subir escadas; a caneta com carga de tinta – preguiça de ficar molhando a pena, como se fazia antigamente; o automóvel – preguiça de andar; cortador de grama – para não ter que ceifar campos enormes; máquina de lavar e tantas outras coisas que se não fossem inventadas por aqueles que usaram o ócio para criar, hoje em dia ninguém teria tempo para trabalhar.

Somos do Bem e gostamos de ficar no bem-bom. A luz do sol vem nos trazer calor, a luz da lua vem trazer amor. Tudo de graça a natureza dá. Para que quero eu trabalhar?

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Free Web Site Counter
Free Counter