Monday, June 25, 2007

 

Dor Física e Minha Cervical de Farofa

É impressionante o que a dor física, sobretudo quando aguda e constante, provoca em termos de reflexão.

Com efeito, em primeiro lugar, mostra-nos com muita clareza que a matéria é precária e fragilíssima, de maneira que o nosso corpo físico, que é o veículo de que nos valemos para transitar pelo planeta Terra, de repente, num átimo, fica travado, dependente de quase tudo e, às vezes, de tudo, à mercê da compreensão, da benevolência e da boa vontade dos familiares e dos amigos.
Em segundo lugar, mostra-nos que devemos valorizar, e muito, todos os instantes em que desfrutamos de saúde física plena, que nos permite a livre movimentação, o trabalho, o estudo, a própria reflexão, etc., uma vez que, em geral, não nos damos conta de que os ombros, os joelhos, as mãos, por exemplo, participam de todos ou de quase todos os nossos movimentos, de sorte que se essas estruturas estão bastante enfermas ou simplesmente não estão bem, mesmo que isoladamente, o nosso corpo físico passa a estar comprometido para os mínimos movimentos, para as mínimas coisas, por mais elementares que sejam. E isto para não citar, propositadamente, o que representam para a nossa existência física o coração, a visão, a respiração...

Em terceiro lugar, a dor física quando chega altera a nossa escala de valores, fazendo com que aquilo que muitíssimo valorizávamos há um minuto atrás, passe a não ter valor ou, pelo menos, a não ter o valor que lhe atribuíamos. Por outro lado, em geral, passamos a dar enorme valor à saúde física, ao mesmo tempo que nos recriminamos por não termos enxergado algo tão evidente, evidentíssimo.

Em quarto lugar, de um modo geral, a chegada da dor física torna-nos mais humildes, na medida em que percebemos a ampla fragilidade de nosso corpo físico, assim como que estamos aqui de passagem, já que a Terra é verdadeiramente um educandário, um hospital, de modo que nela não estamos em férias. Ao contrário, aqui nos encontramos para aprender, muito aprender, inclusive com a dor ou pela dor.

Por último e por outro ângulo, nessas brevíssimas observações, temos que convir que a dor física é também uma bênção, embora não pareça, exatamente por ser o aguilhão que nos recoloca no caminho da evolução, revelando-nos a importância da busca constante do auto-aperfeiçoamento e, por igual, servindo-nos de alavanca para o progresso, em suas múltiplas expressões, que deve ser permanente, de molde a nos conduzir à perfeição relativa e à suprema felicidade, destino final dos seres humanos e, portanto, nosso verdadeiro ponto de chegada.

(Jornal Mundo Espírita de Agosto de 1998)

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Free Web Site Counter
Free Counter