Friday, August 17, 2007

 

A Fotografia


Com essa foto eu tirei segundo lugar no concurso de uma empresa em que trabalhava nos EUA e saiu no House Organ local. Foi tirada em S.J. Nepomuceno e é apenas meu amigo Henrique Leal andando de toalha depois que saíamos de um banho de cachoeira. Foi tirada com uma Nikkormat FT3 que troquei com meu irmão pelo meu amplificador Marantz antes de minha viagem sem volta. O meu irmão foi fotógrafo profissional. Paulo Francis, apud alguém (O P.F. é sempre apud alguém o que não é aliás nenhum demérito) dizia que a fotografia é uma mentira. Pois nunca estamos naquele momento de completa paralisia e parestesia total revelando o “instante”, que tudo é movimento. Realmente então se uma imagem vale mais que mil palavras, as palavras são mentirosas também. Mas o bom entendedor já sabe disso. Como urbanos, que aliás era o nome de um de meus avôs, não houve a necessidade da prole seguir um ofício específico como pescador, arrancador de macaxeira de solo arenoso, ofício familiar e coletivo. Eu passei a não gostar de fotografia muito. Minhas mãos são trêmulas, o que corrigia aumentando a velocidade do obturador. Não sou ludita e hoje é esse inferno digital sem acesso a deficientes mentais e físicos. Não gosto de “compor” tampouco com digitais. Fiz algumas fotos decentes na vida, algumas estão numa caixa de sapato. Joguei tudo que é imagem fora, não guardo nada. Acho horrível. Freud nunca explicou. Mas como tem gente que gosta de fotografia, coloquei links selecionadíssimos aí à esquerda da página do blogue, cortesia de Api no Vallejo Nocturno. No site dele tem muito mais. Para os amantes da fotografia vale a pena conferir. A propósito tinha a bobagem de dar um título ao fotograma e eu chamei essa de “Fate Hunter” (Calma Ancelmo e Aldo, era lá nozestrangeiro), caçador de destino....

Comments:
estive aqui.
 
as pessoas que nunca guardam nada pertencem a uma tribo sem hierarquia, que não crê em deus, não venera o passado e não faz monumentos de mármore nem de bronze. só de argila. dizem que se elas olham para uma fotografia, começam a rir. consideram o riso uma manifestação da verdade.
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Free Web Site Counter
Free Counter