Sunday, October 21, 2007

 

Ipea + 1

“O ponto é que temos a carga tributária elevada, porque praticamos juros elevados...”

Essa frase aí é do João Sicsú, subalterno do Pochmann, hoje no jornal...

A FSP o define: “...tido como desenvolvimentista entre os economistas do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), João Sicsú, novo diretor de Estudos Macroeconômicos do órgão, afirma que a economia vai bem, mas existem duas fragilidades: a taxa de juros ainda é muito alta, e a taxa de câmbio está demasiadamente valorizada....”

Eu acho que eles deviam fazer no Ipea o que o Marginal Pinheiros mandou fazer no Itamaraty obrigando a leitura de pensamentos do Barão do Rio Branco e de outros. Lá no IPEA deveriam obrigar a leitura do “Brasil, Raízes do Atraso – Paternalismo Versus Produtividade – As Dez Vacas Sagradas que Acorrentam o País” de autoria do Fabio Giambiagi que é do BNDES mas está “emprestado” ao IPEA. Livro que comprei ontem e já cheguei quase no capítulo sete de tão bom que é. Como diz até o Maílson no prefácio:

“... O livro merece ser lido... pelos que desejam testar suas convicções em contrário. Estou certo de que muitos mudarão de idéia, influenciados pela agudeza das análises e pela força dos argumentos...”

Voltando a Sicsú. Voltamos à ordem dos fatores. Parece que no IPEA estão conduzindo o automóvel olhando não para o parabrisa e sim para o vidro traseiro, com o corpo contorcido, mão apoiada no banco do passageiro e a marcha à ré.

A carga tributária elevada faz com que o capital fique escasso no mercado pois ele é sugado pelo governo. Com menos capital, o “preço” ou “valor” do mesmo, aumenta. Com menos leite, o preço deste aumenta. Com menos de tudo, o valor de tudo aumenta. Esse valor é representado pelo custo do capital ou juros. Os juros são um indicador, como os centígrados no termômetro. A temperatura pode ser alta ou baixa. Se ele quiser diminuir os juros, ou o custo do capital, terá que aumentar a oferta do mesmo. Para aumentar a oferta do mesmo, terá que diminuir a carga tributária para que haja mais capital livre e em circulação para expansão de atividade econômica, mais geração de emprego, maior consumo e até maior poupança etc... Isso sim é desenvolviment(ism)o. Baixar os juros na porrada com a atual carga tributária, levará à inflação. E aí sim o custo do capital vai para os píncaros. O câmbio também é livre e apenas aponta o valor da moeda frente a outras. Há maior demanda por investimentos em reais, graças ao Bom Senhor. Se não estivessem interessados é que teríamos problema.

Enfim, que saco gastar meu tempo com isso. Mas essa gente é muito estudada e qualificada para ficar propalando essas coisas. Isso não é nem ideologia. Eu não sei nem o que é. Eu estou esperando aquele que for economista para atirar a primeira pedra. Essas idéias são verdadeiros pecados e uma afronta aos bons modos e costumes. Ou ele já se esqueceu que o velho Gasparian botou na constituição que juros tinham que ficar em não mais que 12%. Santo Deus.....

Dilma neles!!!!

Comments:
Não são estudados não. Nenhum deles sabe fazer conta. É tudo ideólogo. No máximo, estudaram história do pensamento econômico. Sicsú, Pochman, Beluzzo (este é o pior de todos porque é respeitado), Ricardo Carneiro, Carlos Lessa (pelo menos este é engraçado, aplicador bem-sucedido da bolsa, o que já denota contradição com o pensamento retrógrado que propala), Guido Mantega (este é o pior de todos, desonesto, rasteiro, puxa-saco, escroto)... A Dilma, tenho que reconhecer, é muito melhor do que todos eles.
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Free Web Site Counter
Free Counter