Sunday, February 03, 2008

 

Millôr um Primor, forever….

(Quando meu irmão resolveu promover um campeonato de mentiras entre pessoas que abusam de substâncias, já de cara tinha em mente isso aí de Millôr e talvez podia antever que ia dar em porrada filosófica, pois derruba sofismas e axiomas pelo caminho, portanto louvado seja o Mestre, com eme maiúsculo que brinca de desafiar o ex-machina..... Ah, o campeonato foi vetado pelas autoridades.... Temiam por algo... Acho que meu irmão continua sendo um “alvoroçador” e não tem jeito....)

P.S. - Perfeito aqui tudo, nem Bruce Goldberg nas aulas que tive com ele teria algo a dizer, e sim ia sair de fininho alegando "dolor de cabeza" como fazia sempre.... Ah, ele que foi aluno de Wittgenstein ao vivo....

DECÁLOGO DA MENTIRA

I. Um homem que mente e diz que mente, mente ou não mente? Se diz a verdade quando diz que mente, não mente. E, se diz mentira quando diz que mente, também não mente.

II. Vantagem extraordinária é a do mentiroso. Enquanto os outros sabem apenas o que sabem, ele sabe sempre alguma coisa mais.

III. A mentira é a mais-valia arrancada da credulidade. Já que a mentira só existe quando há um crédulo. Pois ao cético ninguém mente. Ele não crê nem na verdade.

IV. O que vive repetindo a palavra indubitável é, indubitavelmente, um mentiroso.

V. Mentimos mesmo quando estamos sozinhos.

VI. Jamais diga uma mentira que não possa provar.

VII. Uma mentira é a do que mente. Outra é do escutador (imitando Guimarães Rosa).

VIII. É inútil apontar alguém como mentiroso. Todo mundo é.

IX. Desenvolveu tanto a arte da mentira que todos acreditam nele. Ele é que não acredita em mais ninguém.

X. A inverdade, apanhada na hora, chamamos de mentira deslavada. Um ano depois será considerada apenas uma outra faceta da verdade. Se persistir na memória, diremos que é um rapto de imaginação da pessoa que a pronunciou. Um século depois já ninguém mais saberá quem disse, e ela será parte fundamental da sabedoria popular, se transformará em fantasia, em ode, em épico, quem sabe em conceito geral de eternidade filosófica?

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Free Web Site Counter
Free Counter