Wednesday, May 14, 2008

 

O Papel da Merda numa Certa Prosa de Merda

(Teleologia da coisa)

"Sobre algo que talvez nunca tenha fim, mas foi iniciado e nem está no meio...."



Logo Joana se levantou e foi caminhar pelos jardins cheios de begônias de um vermelho profundo. Estóica. Pisou na merda do Kung Fu, a porra do pequinês já nas últimas, cuja tentativa de latido parecia uma tosse enfisemática sem ênfase. A bosta subiu sandália acima, modelando-se como barro entre os dedos do pé. Era uma quase diarréia ocroleuca e rançosa. Pegou um toco e tirou o excesso como que esculpindo os pés e dirigiu-se à torneira do jardim mancando inconscientemente. Pensou nisso. Quando se pisa na merda, sempre se manca.... Mas nunca se mancam... Eurico estava no encalce.

- Que merda, hein?

Ele trazia uma jarra térmica com chá e duas canecas... Joana Nascimento de nascimento. Médica. Sua especialidade era a geriatria. Então sujava as mãos de merda sempre; o pé ali foi acidental. As ocorrências na sua vida eram mais incidentais.

Entrou de novo no chalé. Voltou em quinze minutos.

Meteu a chave na ignição e foi pra Itaipava... Dirigindo pela Rio-Juiz de Fora pensou: aquilo é que é uma merda. Mas tinha que comprar umas coisinhas..... Desabou a soluçar no caminho. Parou o carro e um mendigo sentado na calçada, ao vê-la sair, apostava que aquela mulher tinha chorado por cinco horas seguidas. Nem a armação dos óculos para lá de escuros, medindo mais da metade de sua cara, escondia. Dá pra ver quem chora até com touca ninja e venda nos olhos. O choro exala pelos poros, o nariz vermelho do choro é diferente de um nariz de gripe e alergia. Chorou, sim.

Comprou o que tinha que comprar, e resolveu tomar uma cerveja. Não caiu bem. O trânsito já começava a chatear. Tragou a lata e soltou um tímido arroto. Entrou no carro de novo entre os eflúvios orais do álcool e resolveu passear. Tampouco queria ver. Lembrou-se da brincadeira de criança: ver sem ser visto. Ser sem ter visto.... Nem de viagem... Que merda!

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Free Web Site Counter
Free Counter