Sunday, July 20, 2008

 

Seu Chico

Seu Chico. Já tem o bloco de carnaval “Mulheres de Chico” creio. E eu sou bloqueiro novo, velho, aposentado, aí voltei, agora não sei. O ser humano sempre no singular. Não sei. Prefiro pensar que a Praça Castro Alves é do povo e dele faço parte, então ainda penso sobre isso. Mas no Vale do Paraíba, faz meses, um grupo ficou se perguntando se além da tríade nacional de Caetano, Gil e Milton – tinha que ter um mineiro, se tinha algo mais. Logo eu levei porrada verbal, talvez por algo visto como bairrismo. Pois levantei logo a bandeira de Tom e Chico. Com muito e muito respeito aos outros times de futebol. Mas peraí, Tom não é time de futebol, tentava argüir. Ele é seleção nacional, todo mundo torce, não se compara, não nada. Então até pra quem não gosta desse esporte, ele é maioral.

E Chico? O cara é tudo, não é Danuza? Marais. Olhos de arder. Verdes. Ar-dose? Talvez. Mas talvez não saibam, a não ser quem sabe mesmo de construção melódica, que ele é um grande safado do samba pois é complexo que nem ele. Vai tocar Chico no violão pra ver... O cara é doido. E sai tudo pop, na boca do povo. Que uns moleques venham lá de Capiba pra reverenciar isso, novos com uma hirsu-tez rala e clara, já diz algo.

Mas deve ser esse o nome. Mulheres de Chico. Eu já vi mulheres além da idade de Chico de chico. Ou pelo menos com momentos pré-Chico, pois até na formulação de idéias, desce a gulhotina verbal. Seu Chico é uma banda pernambucana com o menino prodígio Vítor Araújo no piano. O palco era pequeno, mandou bem escolhendo um Kurzweil em vez do DX-7 ou alguma peça jurássica dos primórdios pós-analogicos. Sabe comprar na loja. Mais grave.

Muito se fala do menino, muitas notas. Eu digo: deixa ele em paz, deixa tocar todas as notas e preencher todos os espaços pois a natureza abomina o vácuo. Pois essa “Banda” toca Chico com um sangue maracatuzeiro e os caras já abrem meio mambembes. Começam por cima com “Quem te Viu” e o menino no solo me joga um Paranoid Android do Radiohead, que eu já tinha you-entubado pessoalmente. Mestre Salu aplaudiria o baque – todos os sentidos. Que pancada melódica. E ele hoje tava calmo, prozaqueado talvez, humor regulado. Deixa o guri. Não me peçam metáfora com um Liberace, o cara é pernambucano; o cara não, menino.

A nossa Irlanda com guirlandas rendadas. Pode descontar todo o resto que é muito grandioso (Nabuco, Freyre et caterva), mas uma pátria é medida por seus poetas. E cale-se a nação pois de lá veio Bandeira e Cabral. Vamos esperar séculos para que a mega lotto sena chegue perto disso apenas. A música mais vibrante do planeta pop hoje em dia advém de lá. Pelo menos em proposta pop brasil-mundeiro estou sentado à beira do caminho a esperar. Uma porrada punk-pop da Nação Zumbi liderando um universo único.

Vai passar, vai trabalhar, meu caro amigo, pelas tabelas, pecado(s), vamos vivendo sem com(et)er, sem co-meter. Muitas morenas de Angola sambando, meninos felizes, sabiam cantar os hinos nacionais, o samba saiu procurando você e quem te viu? Eu não vi. Não achava. O malandro aposentou a navalha e foi pra Brasília, pois o verdadeiro não espalha e até trabalha.. Nada como um tempo após um contratempo pro meu coração e não vale a pena ficar, apenas ficar chorando, resmungando, até quando, não, não, não. Ela gosta do tango, do dengo, do mengo, domingo e de cócega. Ela pega e me pisca, belisca, petisca, me arrisca e me enrosca.

No fim é o silêncio após a canção. Esses meninos merecem, esse estado merece. Pois eu passo a fundo sem ser gaúcho nem Renato, pois ainda não renasci no gosto, e cada coisa dali me enternece e me desnorteia.

Mas ainda voltamos à Bandeira, Manuel, deixando o Zacatecas pela porta lateral e acenando seu lencinho pra francesa à francesa pra compor aquelas coisas estupefaciantemente estupendas e estrelares. Meninos travessos atrás acenando mais lencinhos só pra sacanear. Assim é um pouco da arte. Sacra. Chico. Pois temos ex-maridos, ex-mulheres, nunca ex-pais, ex-irmãos e as mãos ao se empurrarem na metáfora, geram tensão no querer que se afastem. O que as aproxima. Mas é como em Jorge Maravilha. Um dia, você pode não gostar de mim, seria ex, mas sua filha gosta. Como bem aprendeu o general....

Comments: Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Free Web Site Counter
Free Counter