Saturday, May 17, 2008

 

O Homem Sincero, Traveco, Ronaldinho, Maitê, Marília, Som, Mediocridade, Excelência e Blogs de Mulheres

O Homem Sincero, cujo blog aparece no site da Revista Época, não pode existir. Não na vida real. Ele é aquele cara com quem uma mulher deve trocar cinco e-mails e ficar apaixonada. E quando for encontrá-lo, sairá decepcionada. Não obstante se for bonito ou feio – algo que aliás é muito complexo de se julgar. Mas aqui escrevo me atendo (duplo) às normas mais rasteiras possíveis sobre definições estéticas. Não é possível tanto charme, tanta verve, cultura, sensibilidade, passeio por referências culturais de um alcance larguíssimo, maior que aqueles “time-lines” ilustrando a vida dos humanos desde que éramos átomos até a última saída do Ronaldo com travecos. O cara é uma Martha Medeiros de calça lee e cueca. Um Alberto Goldin sem sotaque e diploma. Um Contardo mais pop e menos psi. Uma Suzana Flag Rodrigues dos homens. Do lado de cá temos o Homem Sincero, do de lá tem Sua Excelência, O Canalha, maravilhoso da Rozane Monteiro, e outros congêneres que já bisbilhotei. Muito bom os blogs de mulheres, muito mais inteligentes e sensíveis, sentando a porrada nos cachorros. Eu tinha pinimba contra eles, mas agora me retrato (duplo... ihhh muita ambigüidade reticente) e me rendo (ibid). Os textos são de emudecer qualquer “garçon” que acha que tenha “tout lu”. Ou vivido peripécias, poucas e boas, ou muitas e ruins... Todos esses, blogs, colunas e sites falando dos (des)encontros amorosos.

Eu jamais escreveria sobre essas coisas. Mas já me pego fazendo. Fico apenas lendo e assistindo os debates como um voyeur desesperado pra ver se aprendo alguma coisa. Já que citei o Ronaldinho, que parece ser onívoro e insaciável ao olhar sem maior escrutínio, uma pessoa que entende do babado e é profissional no assunto me disse que dá para ver só pelo olhar (dele) que tem sérios problemas neurológicos. O que aliás não tem nada a ver com suas preferências, que seja dito já. Da preferência é muito fácil. 99% dos homens que vão atrás de traveco são héteros – segundo a definição societária – casados, ou com relacionamentos estáveis. Freud explica. O travesti é o ser por constituição, mas não definição, completo. Trata-se de uma mulher, com peito, bunda, lascívia e ainda por cima com pênis e por vezes barba por fazer (pra quem gosta da feijoada com pimenta e laranja). O travesti engloba todos os matizes e toda a linha contínua de sexualidade de um pólo ao outro. Então há um fascínio pela totalidade.

Como no tempo do som três-em-um.... Não tinha a qualidade das partes separadas e avantajadas, o que implica um esfacelamento e dilaceração (iiihh! Já tou duvidando da minha própria dúvida), mas era prático. Isso no tempo em que Dolby não era Thomas. Hoje em dia os “sons” são compactos e fazem um esporro (hmm...) danado. Estão em todas as casas, lares e bares. Eles já possuem a escolha e é só saber apertar os botões para se ouvir os alaridos (virtuais).

Mas tirando as analogias infames e infelizes de lado, seria Ronaldinho outra coisa? Ele é o Homem Sincero. Ele é meio abobalhado, os olhos não traem, disse a especialista. O gestual da boca dele, mal contendo os dentes avantajados, tampouco. Pode ter um polimento maior por ter morado fora, mas não tem a rapidez de raciocínio do Romário.Que também tem origem humilde e morou fora. Se entrega. Enfim, talvez esse curto-circuito interno dele tenha até permitido que soltasse suas inibições em relação ao tema. Afinal, ele joga em arenas cheias de pessoas, então o ato de transgredir não lhe causaria, a priori, maiores momentos de reflexão. Ele teria que assumir, a posteriori, mas não pode, pois há normas de convivência na sociedade, existe a exposicão ao ridículo e coisa e tal. Por trás dele tem o que a Joni Mitchell chama de “star-maker machinery behind the popular song”.

Mas alinhavando Ronaldinho ao Homem Sincero e falação de “relacionamentos”, acho que há uma viga-mestra (êpa) unindo esses temas todos. Com centenas de milhares morrendo em catástrofes naturais pelo mundo afora, carestia anunciada e congêneres, a gente acaba optando pelo proverbial banquinho e violão. Não dá para orquestrar a grandiosidade de sentimentos e possibilidades que pressentimos para abraçar o mundo com aquela volúpia e tara que persegue e rege - sinfonicamente - nossos (sonhados) passos. Tsunamis deixam a estrada cheia de galhos, barreiras e entulho. E corpo boiando (mais uma dose dupla, por favor)

Vi até que a Marília Gabriela vai escrever algo sobre mulheres que amam demais, desesperadamente, ou algo assim. Tem homem que é assim também. E, com muitíssimo respeito, dado o enorme talento e inteligência que ela tem, a própria Marília Gabriela ironicamente passa um ar de androginia pelo tamanho, desenvoltura, tom de voz, asserção, essas coisas. Ela é mais ou menos um contraponto à Maitê Proença, que também tem todos esses atributos, mas transpira estrógeno, estro-gênio e progesterona, e é a feminilidade ambulante ou sentada, de saia justa ou larga. Há uma certa unanimidade – talvez não rodrigueana – sobre a beleza da moça. Mas não tem pênis.

Essas já metem medo. Do buraco fundo, do escuro, da boca do lixo... (Vou me auto-flagelar pois tá baixando um Jabor em mim). Imagine então as que equilibram essa química aí um pouco mais e melhor? Larga-se o violão e o banquinho e vamos à capela (duplo óbvio). Como seria então o diálogo, e por quê a preocupação então sobre falar algo a respeito do tema? Na capela emudecemos, nos retiramos, ficamos só com nossos pensamentos. E o círculo se fecha, pois falar, escrever, etc... tornam-se absolutamente desnecessários e uma verdadeira arapuca. A gente fica só com carinha de inteligente e de quem está falando algo charmoso, mas absolutamente inútil. (Impossível) dormir, a dor não passa. Nem as pequenas poções de ilusão cazúzicas restam...

Então vamos editorializar mais interioriana-mente. Quando uma pessoa é chata, nos EUA, dizem que ela é “a pain in the neck”, uma dor no pescoço. Graças a Deus é tudo o que sinto agora, mas dói pra cacete, muito, muito mais que dores nos órgãos. E tem cirurgia pra sanar, que acho que vai ser o caso.... Nem com espada, nem com faca, mas com bisturi, nome sugestivo. O “scalpel” inglês, de nos escalpelar. Tirar os cabelos, ficar descabelado. O propósito final é como o lema da Sociedade Brasileira de Anestesiologia, que já tinha mencionado aqui. ABSENTIA OMNIA DOLORIS. É o que desejo a todos, ouvintes de Raul Longras, pois só assim podemos voltar a falar dessas trivialidades e banalidades amorosas. Sambar com prego no sapato não dá. Aí então não precisa nem falar muito e sim fazer mais, viver mais, bater boca, essas coisas.... Ou então morrer de amor.

Viva então o Homem Sincero em seus momentos de Demerval e em seus momentos sublimes sub-limados. E na mediocridade “in between”... E todas as mulheres e travecos, por serem sublimes apenas por ser. Ora, esperavam o quê? O fecho e gancho de um tema desse só pode ser erigido por um arrazoado de mediocridade. Eis a minha visão traveco, mulherzinha e de macho medíocre que (não) lava o carro (que não tem) nos sábados ensolarados. Já tive muitos, não mais... In between... Always... Fazer o quê?

Comments:
Sensacional! Passou pela zaga, fez embaixadinha, equilibrou
a pelota na nuca (!) e botou pra dentro - do gol.
 
Olha, ua mulher não fica apaixonanda pelo Fabio Hernandez depois de cinco emails.Fica depois do primeiro.
 
Simples curiosidade...você está apaixonado pelo Fabio Hernandez?
 
Bacana seu blog. Fiquei surpresa ao ver que homem também faz parte da audiência de blogs-mulherzinha e gosta do que lê...informação interessante...meu ex ficava tão p da vida com meu blog que o assassinei. Atualmente solteira, devo republicá-lo?
 
Obrigado anonymous um

v, imagino que ele deva ser apaixonante....

Neyde, nao, nao estou apaixonado pelo Fabio Hernandez. Estou intrigado com o Homem Sincero.

Anonymous 2, apos o assassinato seu marido nao vai mais ler o que voce escreve, entao vai fundo e republica, oxitona, de Platao.... To sem acento....
 
oi, eu sei sumi, mas estou voltando aos poucos, tenhu uma ideia nova pro meu blog e keria q vc visitasse pode ser?
fica de olho, logo tem historia nova... ou fotosss.
bjs adorei seu blog como sempre...
 
Você é anestesista?
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Free Web Site Counter
Free Counter